Alegria, verdade e amor

unnamed

Estou lendo um livro chamado Conversando com Deus. Ele nos coloca que Deus fala conosco principalmente através de sentimentos, pensamentos e experiências, mas também através de palavras. A grande questão é o discernimento, para saber o que vem de Deus e o que vem de outras fontes. Aí ele nos dá uma regra básica:

“O que vem de Deus é sempre o pensamento mais ELEVADO, sua palavra mais CLARA, seu sentimento mais NOBRE. Todo o restante vem de outra fonte.”

“O pensamento mais elevado é sempre aquele que é alegre. A palavra mais clara é sempre aquela que é verdadeira. O sentimento mais nobre é sempre aquele que chamam de amor.”

“Enfim, Deus se expressa com ALEGRIA, VERDADE E AMOR”. 

Uma das coisas que mais difíceis no meu trabalho é fazer o paciente entender que dieta não pode ser simplesmente um modelo para ele seguir. Estas referências – alegria, verdade e amor – são associadas ao que escolhemos para nos alimentar também. Existem tantas particularidades, como temperamento, estado emocional, temperatura ambiente, praticidade, e disponibilidade de alimentos que, se ele depender deste modelo “fixo”, vai acabar se estressando, ou se decepcionando, ou desistindo completamente da Dieta da Dra. Isabela ou de qualquer outro profissional. Então, ou ele se dispõe a fazer ao que chamamos de reeducação alimentar, que exige um certo número de encontros até ele estar apto a “seguir sozinho” ou ele acaba recebendo uma orientação única bem geral que ele vai chegar em casa e jogar no sofá!

Enfim, a dieta deve nos proporcionar ALEGRIA, deve ser coerente com a nossa VERDADE, que depende da nossa percepção interior, e deve vir carregada de AMOR. Afinal, a composição dos pratos deve agradar aos olhos e ao coração!

Dra Isabela David

Médica nutróloga com Título de Especialista em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB)