Img Bolo De Legumes Com Carne

Bolo de legumes com carne

Esta é uma delícia de bolo, muito bom para o final do dia! É interessante também para levar de lanche. Melhor quente, mas pode ser servido frio. Eu sempre preparo 2 receitas de cada vez!

Ingredientes:

– 4 xícaras de repolho ralado ou fatiado fininho
– 2 xícaras de cenoura ralada
– 1 xícara de batata-doce ralada ou abobrinha ralada
– 1/2 pimentão vermelho picado miúdo (opcional)
– 250 g de carne moída magra (sugiro proteína de soja hidratada para os vegetarianos!)
– 1/3 de xícara de farinha de rosca ou uma farinha sem glúten (farinha de amêndoa ou farinha de girassol ou farinha de arroz, qual gostar mais)
– 2 colheres de sopa de vinagre
– 1 colher de chá de orégano
– 2 ovos
– 1 cebola batidinha
– sal a gosto
– pimenta a gosto
– cebolinha a gosto
– 3 colheres de sopa de óleo de girassol extravirgem ou azeite de oliva

Modo de preparo:

Refogue a cebola no óleo. Jogue a cenoura, o repolho, salpique um pouquinho de sal e mexa até murchar. Jogue a batata-doce ralada ou a abobrinha e deixe esfriar. Separadamente: misture a carne, o ovo, o sal e demais temperos (orégano, vinagre, cebolinha, sal). Junte um pouco da farinha de rosca. Acrescente os vegetais refogados na mistura quando estiverem frios. Faça bolos ligeiramente alongados e passe na farinha de rosca. Coloque os “bolos” num tabuleiro untado e polvilhado com farinha de rosca para assar. Assar a 180 oC até dourar bem. Servir com salada de folhas, manga ou morango, tomates-cereja e azeite de oliva extravirgem.

Dra Isabela David

Médica nutróloga com Título de Especialista em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB)