Img Artigos Limao2

Limão é alcalinizante

A maioria dos pessoas se surpreende quando dizemos que o limão é poderoso alcalinizante. Afinal, é reconhecidamente muito ácido. Sim, ele é ácido porque é rico em ácido cítrico, substância que caracteriza as assim chamadas frutas cítricas. Porém, em nosso organismo, os citratos formam sais básicos, como citrato de cálcio, citrato de magnésio e citrato de sódio. Desta forma, o limão é alcalinizante e bastante recomendado para proteger o organismo, já que a acidez é um dos mecanismos que causam dano molecular e, consequentemente, o envelhecimento acerado e as doenças crônicas a ele relacionadas.

Um bom hábito é o de tomar um copo de água com limão espremido em jejum. Dê a ele um caráter ritualístico, ou seja, faça-o todos os dias, com a plena convicção de estar se cuidando. Há quem prefira a água gelada, mas a água morna é mais “fisiológica”, já que se aproxima mais da temperatura corporal. O importante é a percepção de bem-estar: regra básica!

Um importante benefício da ingestão do limão é a proteção contra litíase renal, ou pedra nos rins. Uma série de fatores aumentam o risco de litíase, como a maior excreção urinária de cálcio, sódio, fósforo, urato (sal do ácido úrico), proteína e, por outro lado, a menor excreção do citrato, chamada hipocitratúria. Portanto, alcalinizar com os cítricos é muito importante, principalmente se você tiver história familiar ou história prévia de litíase renal.

De maneira geral, a alimentação predominantemente de origem vegetal é mais alcalinizante do que a alimentação de origem animal e os benefícios se somam. Por exemplo, um suco verde com couve, abacaxi e limão tem os benefícios do poder alcalinizante em si, mas confere outros benefícios para a saúde que não podem ser “computados” isoladamente, como ser boa fonte de vitamina C, fibras, ácido fólico, potássio, magnésio e fitoquímicos, entre eles os flavonoides, um grupo de mais de 8.000 substâncias amplamente distribuídas na natureza com potentes atividades anti-inflamatórias, antioxidantes, anticancerígenas, vasoprotetoras, fotoprotetoras, entre outras.

Dra Isabela David

Médica nutróloga com Título de Especialista em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB)