Nem todo alimento saudável é saudável para você

Embora já estejamos divulgando há muito tempo que a Medicina do Século XXI é mais personalizada (conhecida como a Medicina dos 5 Ps = mais preventiva, mais preditiva, mais personalizada, mais pró-ativa e mais participativa), volta e meia ainda vemos mensagens e pessoas falando nas mídias sociais para consumir este e tal alimento. Nós podemos dizer que tais alimentos sejam saudáveis. Ontem mesmo a Gismari Bertoncello, minha nutri preferida, divulgou 5 Top Alimentos – Cacau, Açafrão-da-terra, Chlorella, Salsão e Sementes germinadas – mas outra coisa é dizer: inclua-os em sua dieta! Pode ser que lhe faça bem, pode ser que não, embora seja mais provável que sim!

Portanto, a frase “nem todo alimento saudável é saudável para você” é muito apropriada para o contexto que estamos vivendo. Não podemos mais elaborar uma dieta simplesmente propondo uma combinação de alimentos. Hoje temos que estudar a tolerância individual aos alimentos, as características de vata, pitta e kapha da Ayurveda, as características yin e yang da Medicina Chinesa, a permeabilidade intestinal, a capacidade de digestão, o estado inflamatório, o equilíbrio ácido-básico e, principalmente, fazermos as pessoas entenderem que o principal fator é, na realidade, a PERCEPÇÃO DE BEM ESTAR.

Dra Isabela David

Médica nutróloga com Título de Especialista em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB)