Step0002

O novo segredo da longevidade

Desculpe!!! Isso é uma pegadinha!

Eu quero que você leia o artigo anterior: Acúmulo de dano e falta de capacidade de reparo. Mas, se eu não fizer isso, apenas duas ou três pessoas (exagero!) vão curtir o artigo. Natural. Todos nós, particularmente neste “mundo de excessos”, tendemos a fugir de coisas mais complicadas! Então dei este título que chama muito a atenção e será mais fácil de despertar o interesse!

Só que eu preciso que você leia o referido artigo. Sério: é muito importante!!!! Se as pessoas entenderem que envelhecemos aceleradamente devido a estes dois fatores intimamente relacionados, começaremos a nos enveredar realmente por um caminho de mais saúde. Saúde física. Saúde mental. Saúde espiritual. Todas intrinsecamente conectadas.

Entretanto, lidar com estes dois “conceitos” (acúmulo de dano e falta de capacidade de reparo) pode ser considerado, sim, o novo segredo da longevidade (ou, pelo menos, “um dos”). 

Eu sempre desconfio desta palavra: segredo. Para mim tudo é evolução da humanidade. Mas, por uma questão de praticidade momentânea, podemos dizer que a pegadinha tem conteúdo!

Você me perdoa?

Dra Isabela David

Médica nutróloga com Título de Especialista em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB)