O que é flow?

Flow (to flow = fluir) é, no seu sentido mais amplo, um jeito de levar a vida. É optar pela leveza, entendendo que nem tudo podemos controlar. Pois, é verdade, muitas vezes as coisas seguem no sentido que desejamos. Outra vezes, não, mas, vivendo no flow, entendemos que também faz parte.

O “estado de “flow“, no entanto, é quando percebemos esta leveza em nosso organismo, em todo o nosso ser. Mergulhamos no “nada“, quando não importa o que somos, o que desejamos, o que pretendemos, enfim, nada importa. Apenas somos!

Ele é tido também como um “estado bioquímico” que pode ser alcançado com a dieta através de um equilíbrio adequado entre gorduras, proteínas e carboidratos. Não existe propriamente a Dieta do Flow, mas costumo dizer que a Dieta da Zona pode ser chamada de Dieta do Flow, porque ela nos propõe uma “zona” de equilíbrio e bem-estar que podemos comparar ao “flow”.

O flow também está relacionado à atividade física. Atletas, como jogadores de basquete, quando atingem a “zona do flow” se sentem poderosos, vitoriosos, invencíveis!

O flow ocorre da mesma forma quando atingimos um estado de leveza com a meditação. Você pode penetrar nesta leveza ouvindo uma música, ou o barulho das ondas do mar se quebrando na praia, ou acompanhando o movimento das nuvens se fazendo e se desfazendo no céu, enfim, de todos os modos que podem lhe proporcionar este estado fluido que enleva o nosso espírito na busca pela ausência de inquietação. Segundo o filósofo Sêneca, o que mais nobre poderíamos almejar?

Dra Isabela David

Médica nutróloga com Título de Especialista em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB)