Maxresdefault

Por que Engenharia?

Estranho ser médica e dar o nome ao meu trabalho de “Engenharia Aplicada ao Tempo de Vida Saudável”, não é mesmo? Que nome é este? Por que Engenharia?

Primeiro, porque a Engenharia é pró-ativa. Ela lida com os verbos criar, recriar, construir, reconstruir, reformar, restaurar, projetar, enfim, todos verbos de ação. O que queremos é desenvolver uma atitude pró-ativa nos pacientes para manter a saúde ao longo da vida. Começar a atuar no “tempo de vida saudável”, ou seja, desde a juventude, quando, espera-se, ainda tenha saúde, antes do processo de deterioração que usualmente se inicia em torno dos 25-30 anos de idade, se não atuarmos objetivamente para detê-lo.

O segundo motivo é porque existe uma “trama” (algo complexo como a Engenharia) de profissionais ao redor do mundo – médicos, físicos, matemáticos, programadores, químicos, engenheiros de materiais, engenheiros mecânicos, fisioterapeutas, psicólogos, entre tantos outros – trabalhando ativamente para tornar possível um “envelhecer sem ficar velho”. O que todos desejamos!

Dra Isabela David

Médica nutróloga com Título de Especialista em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB)