Img Ahe Biotech

Por que Engenharia?

A linha mestra do meu trabalho tem sido a Engenharia Aplicada ao Tempo de Vida Saudável. Acredito que os pacientes ficam bastante surpresos: por que uma médica estaria fazendo uma proposta com “engenharia” no título?

Vamos rever o conceito de engenharia:

“Engenharia é aplicação do conhecimento científico, econômico, social e prático, com o intuito de inventar, desenhar, construir, manter e melhorar estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas, materiais e processos. É também uma profissão em que se adquire e se aplica os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades que realizem uma determinada função ou objetivo.”

No nosso contexto, resumidamente:

Engenharia Aplicada ao Tempo de Vida Saudável é a aplicação do conhecimento com o intuito de manter o tempo de vida saudável do ser humano.

Simples, não é mesmo?

A título de curiosidade: em 2005, Paolo Giacomoni, um “antiaging expert“, ou seja, um especialista em antienvelhecimento, em um interessante artigo publicado pela Organização Europeia de Biologia Molecular (European Molecular Biology Organization) intitulado Ageing, science and the cosmetics industry, já nos colocava que muitos cientistas consideravam envelhecimento e longevidade como sendo dois diferentes campos de pesquisa. Ou seja, podemos atuar tanto retardando o envelhecimento como efetivamente aumentando a longevidade.

Assim vem se delineando, ao longo dos anos, a Medicina Genômica: a ciência de manter a saúde!

Ref: Giacomoni PU. Ageing, science and the cosmetics industry. The micro-inflammatory model serves as a basis for developing effective anti-ageing products for the skin. EMBO Rep. 2005;6 Spec No:S45-8.

Dra Isabela David

Médica nutróloga com Título de Especialista em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB)