Img Dicas De Decoracao

Precisamos de rituais

“O que é mais importante do que uma refeição?

Até o menos apreciador, seja homem ou mulher, por toda a parte,

não encara a implementação e o progresso ritual de uma refeição

como uma prescrição litúrgica?

Será que a civilização não está aparente nessas preparações cuidadosas

que consagram o triunfo do espírito sobre um apetite voraz?”

Valery

“No famoso livro de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe, ele pergunta para a raposa:

– Que é um ritual?

– É uma coisa muito esquecida também – disse a raposa. É o que faz com que um dia seja diferente dos outros dias; uma hora, das outras horas.

Esta é a minha proposta: insira rituais na sua alimentação. Torne os momentos especiais. Sublime-os.

Precisamos de rituais é também o título de um dos capítulos do livro As mulheres francesas não engordam, de Mireille Guiliano. As palavras introdutórias acima foram da mesma forma usadas por ela, enfatizando que, se conseguirmos inserir um ritual nas nossas refeições, triunfará o espírito sobre o apetite voraz. Você verá o quanto que isto poderá lhe ajudar na adequação ou manutenção do peso corporal!

Essa coisa de comer em pé, comer assistindo televisão – geralmente a pessoa nem se dá conta do quê e do quanto está comendo – não arrumar a mesa, não curtir o prato em que você come, não curtir o copo em que você bebe, pular refeições por falta de tempo, recorrer, de última hora, a fast-foods ou a disk-lanches, ao macarrão instantâneo ou ao café com pão… O que é que tem de ritualístico nisso, no sentido mais representativo da palavra? Que zelo é assim demonstrado pelo ato de comer?

Não que isso não possa ser feito de vez em quando, mas acredito que, se muito frequente, pouca valorização estará sendo dada às escolhas alimentares.

“Precisamos, sim, aprender a tratar cada refeição como algo especial, inclusive com certo grau de formalidade”.

Este é o trecho inicial do 10. capítulo do meu livro Algo Mais. Que lhe desperte para inserir pequenos cuidados no seu dia-a-dia que terão imensa repercussão na sua percepção de felicidade e bem-estar!

Dra Isabela David

Médica nutróloga com Título de Especialista em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB)