Praia Auditiva

Serotonina e gratidão

A serotonina é um neurotransmissor associado ao bem estar.

Ela aumenta quando você se sente valorizado, importante ou estende valor a outras pessoas, coisas ou situações.

Quando ela está baixa ou ausente, a tendência é nos sentirmos solitários e deprimidos. É talvez um dos motivos que algumas pessoas formam gangues ou se transformam em criminosos “famosos”, uma vez que esta experiência de “poder” aumenta a produção de serotonina. A nossa própria cultura – veja o que acontece nas novelas, em geral – favorece esta opção. Aquela pessoa que está sempre querendo atenção também pode estar desejando a sensação que a serotonina produz.

Refletir sobre conquistas importantes de nosso passado ajuda o cérebro a “reviver” a experiência. Nosso cérebro não consegue muito bem diferenciar o que é real e o que é imaginário. Ele produz serotonina em ambos os casos!

Também o sentimento de gratidão está associado à sensação de bem estar que a serotonina produz. Ela nos lembra que somos valiosos, que nossos amigos são valiosos e que temos muito o que valorizar em nossas vidas. Assim, se você precisa de um “boost” – um aumento – da sua serotonina depois de um dia estressante, tire alguns momentos para pensar em coisas boas, lembrar de experiências que lhe fazem sentir bem, suas conquistas na vida, suas vitórias e agradeça! Sempre agradeça!!!!!  No mesmo momento sentirá um sentimento de bem estar lhe invadir e vai transformando o “caos” em “calmaria”. Agradeça mesmo as dificuldades. Elas sempre nos dizem alguma coisa! Procure “ver sempre pelo lado bom”! Uma boa estratégia para manter um estímulo constante para a produção desta substância tão importante para o nosso prazer e bem estar!

Tudo o que vem, vem por alguma razão.

Fernando Pessoa

Dra Isabela David

Médica nutróloga com Título de Especialista em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB)