Img Pontoz5

Zone Diet e o Caminho Sagrado da Beleza

Meus pacientes sabem que a Dieta do Ponto Z – que hoje é preferencialmente chamada de Zone Diet“, mesmo aqui no Brasil – é a proposta com a qual mais me identifiquei ao longo de 20 anos de estudos ligados ao metabolismo e alimentação.

Quando li esta frase “só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantermos fieis a nós mesmos“, percebi que, ao longo de todos estes anos, a proposta da Zone Diet me permitiu ser fiel a mim mesma. Ela que me propôs a ideia de “viver” uma dieta, realmente como um estilo de vida. Ela também que plantou a ideia de sermos “pró-ativos” para manter a saúde ao longo da vida.

A Zone Diet foi proposta por Barry Sears, um médico americano, no final do século passado, que nos coloca Z como Zone: uma zona de equilíbrio e bem-estar (wellness) em que existe um equilíbrio dos processos de inflamação em nosso organismo:

  • redução da intensidade da iniciação da inflamação
  • aumento dos processos de resolução da inflamação (pró-resolutiva)

Na prática, o importante é nunca jogar carboidratos capazes de aumentar a insulina (mais pobres em fibras), “puros”, “não combinados com outros alimentos”. Ou você não os consome, ou come pouco no final de uma refeição que contenha proteínas e, de preferência, fibras e gorduras saudáveis também. Estes 3 juntos – proteínas, fibras e gorduras – irão retardar a absorção dos carboidratos mais rapidamente absorvíveis que você venha a ingerir! Simples assim!

Eu não sigo a Dieta do Ponto Z rigidamente, mas observo nitidamente a sensação de bem-estar quando fico dentro da relação 4 carboidratos para 3 proteínas (ou menos).

Hoje em dia, sabemos que nada é bom para todo mundo! O mais importante ao nos alimentarmos é o resultado final: é você se sentir bem, equilibrado, centrado, nutrido e que os parâmetros acompanháveis e mensuráveis (relacionados à inflamação, oxidação, glicação, submetilação, acidificação, entre outros) estejam bons, ou até mais do que bons: ótimos!!! Nada faz sentido se não alcançarmos aquele prazer puro e genuíno dentro de nós mesmos, vibração positiva, conforto e bem-estar!!!!!

Isso tudo, hoje sabemos, modula o DNA, favorecendo saúde! Incrível!!!! Uma nova fase da medicina se inicia. Menos “amarrada” em tantas referências “científicas” e generalizadas. Mais intuitiva, mais perceptiva, que nos colocará certamente no “Caminho Sagrado da Beleza, como propõem os índios americanos no livro As cartas do Caminho Sagrado! Lindo!

Dra Isabela David

Médica nutróloga com Título de Especialista em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB)